Quarta, 05 de agosto de 2020
11961087400
Saúde

23/04/2020 às 12h28 - atualizada em 23/04/2020 às 12h41

441

INÁCIO TEIXEIRA

Poções / BA

Paraisópolis: Poesia, povo unido e padecimento na pandemia
O coronavírus levado a sério na sugunda maior favela paulistana, com mais de 100 mil habitantes
Paraisópolis: Poesia, povo unido e padecimento na pandemia
Panorâmica de Paraisópolis em dia de pandemia

Morar em uma das maiores comunidades  de São Paulo é um desafio para uma jovem de 20 anos, que deixou o Povoado do Bom Fim do Amianto em Bom Jesus da Serra, sudoeste da Bahia,  em busca de emprego e melhores condições de vida.



 Maria Silva e Sandra  Maria Silva ou Maria de Dona Rosa,  rumou se com a mãe para   São Paulo, e desapeia em Paraisópolis, um bairro favelizado da Vila Andrade na Zona Sul da Cidade.  Maria já se acomodou, arrumou emprego,  ficou morando com sua irmã Sandra e dois sobrinho e sua mãe ficou com a outra parte dos irmãos.


Veio a pandemia e perguntado pela TV povo como estava a situação, Maria disse que “está feio”, que foi afastada do emprego desde o inicio do decreto e que cumpre religiosamente a quarentena como todos da casa.  Disse que nesse período, “fui na rua uma vez e vi muita gente usando máscaras e sinto muito medo”, disse ela.


Paraisópolis se organizou e a União de moradores, a Associação da Mulheres de Paraisópolis e lideranças comunitárias como o G10, segundo Gilson Rodrigues que preside a União,  criaram um sistema muito interessante. Contrataram serviços médicos e ambulâncias, que dão plantão 24 horas. 



Mapeou a comunidade e escolheu um líder (gerente) em cada rua e esse ficou responsável por visitar cada morador e quando surgir sintomas em algum deles que remete ao covid 19, de imediato comunicar a central que envia a equipe de saúde para tomar as devidas providencias. Afirmou ainda que a Associação distribui diariamente  cerca de mil marmitas .


Por: Inácio Teixeira

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium