Sábado, 19 de setembro de 2020
11961087400
Cidades

07/02/2018 às 10h01 - atualizada em 07/02/2018 às 11h07

814

INÁCIO TEIXEIRA

Poções / BA

Terremotos em Itororó e Taiwan com 5 mortes
Terremotos em Itororó e Taiwan com 5 mortes
Edificios de Taiwan pode ruir a qualquer momento. (Foto: Paul Yang / AFP Photo)

As autoridades informaram nesta quarta-feira (7) que subiu para cinco o número de mortos no terremoto de magnitude 6,4 que atingiu Taiwan na noite de terça-feira  (no horário local). Equipes de resgate trabalham para localizar ao menos 60 desaparecidos.



Por enquanto, as equipes de emergência resgataram mais de 240 pessoas que estavam presas nos edifícios mais danificados da cidade de Hua-lien, entre eles, Yunmencuidi e o Hotel Tongshuai (Marshall). Foram mobilizados nas buscas 750 bombeiros e 600 militares.



Em  Itororó, munincipio baiano a 540 km ao Sul de salvador, moradores da zona rural relataram três sismos; especialistas comentam caso



Um tremor de terra de baixa magnitude, sentido por três vezes na manhã deste domingo (4), deixou assustada a população de uma comunidade rural de Itororó, cidade do Sul do estado, a 540 km de Salvador.



O fenômeno ocorreu no povoado de Rio do Meio, onde moradores disseram ter ouvido um barulho abafado vindo de dentro da terra às 6h30, 10h30 e às 11h20.



Um vídeo gravado numa lan house de Rio do Meio e divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira (5) registra o momento de um dos estrondos, que chega a chamar a atenção dos garotos que estão no local, mas de forma tímida. O barulho é perceptível no vídeo apenas usando-se um fone de ouvido. Especialistas em sismologia disseram que o tremor deva ter sido sentido no máximo a 10 km de Rio do Meio.



No povoado não foram registrados danos materiais, como rachaduras em casas, apenas o medo natural devido ao ocorrido. O assunto, no entanto, dominou o domingo na pacata cidade de 21 mil habitantes.



“Aqui está todo mundo assustado com isso, nunca vimos algo do tipo por aqui”, disse o comerciante Leandro Santana, morador de Rio do Meio.



Devido à baixa magnitude do fenômeno, as estações de sismologia da Rede Sismográfica Brasileira (RSBr), cuja estação mais próxima fica a 450 km de Itororó, não registraram em quanto o tremor atingiu na escala Richter, usada para quantificar a magnitude de um sismo, que vai de um simples tremor de terra a um terremoto.



“Recebemos informações sobre o fenômeno, mas consideramos que ele tenha sido baixo”, disse o pesquisador do Observatório Sismográfico da Universidade de Brasília (UnB) George Sand. O pesquisador informou que a estação mais próxima de Itororó fica na divisa da Bahia com o Espírito Santo, "então provavelmente esse tremor foi de menos de 2.5 na escala Richter". "Caso contrário, a estação teria registrado"


FONTE: G1/IT/Correio

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium