Sexta, 18 de setembro de 2020
11961087400
Brasil

08/03/2018 às 20h02 - atualizada em 08/03/2018 às 20h46

721

INÁCIO TEIXEIRA

Poções / BA

A nova placa do Brasil
A nova placa do Brasil
Novo modelo de placa dos carros brasileiros

Conheça a nova Placa dos veículos brasileiros



Na parte superior da placa, em um fundo azul, aparecerá o nome Brasil e a bandeira do país. O estado será identificado com uma bandeira posicionada à direita das letras e números, com o brasão do município aparecendo logo abaixo.



O fundo da placa será predominantemente branco. O que deve variar é a cor da moldura e dos caracteres: preto para carros particulares, vermelho para veículos comerciais e assim por diante. As dimensões das placas não deverão mudar, ou seja, continuarão tendo 40×13 cm. As placas das motos, que também seguirão o novo padrão, terão 20×17 cm.



Chip e QR Code



Entre os itens de segurança estarão marcas d’água com os nomes Brasil e Mercosul, além de uma tira holográfica no lado esquerdo. A intenção aqui é dificultar fraudes.



A nova placa contem um chip que entre outras informações conterá o modelo do veículo, ano de fabricação e número de chassi.



A resolução prevê ainda o uso de um QR Code. Novamente, o objetivo é combater roubos ou clonagens, além de facilitar a fiscalização do veículo. Eventualmente, o cidadão terá mais facilidade para identificar carros com irregularidades na hora da compra, afinal, o código pode ser lido rapidamente via smartphone.



Provavelmente, será algo similar ao QR Code que já é usado no Distrito Federal, por exemplo. Estima-se que, atualmente, cerca de 200 mil veículos da região tenham placas com o código fixado. Se nada for modificado os veículos zero quilômetro receberão a placa no padrão Mercosul a partir de setembro. O mesmo vale para veículos que passarem por transferência de município, mudança de categoria ou que, por alguma razão, tiverem que trocar de placa.


FONTE: DENATRAN

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium