Sábado, 19 de setembro de 2020
11961087400
Educação

19/08/2018 às 20h16

845

INÁCIO TEIXEIRA

Poções / BA

Impactos ambientais da extração de AMIANTO
Impactos ambientais da extração de AMIANTO
A palestrante Orleane Brito. Fotos: Inácio Teixeira/Coperphoto

A palestra da professora Orleane Souza de Brito, proferida na manha de ontem (18) no grupo escolar João Augusto em Bom Jesus da Serra, foi de grande sucesso e teve como publico alvo os professores da rede estadual e municipal. Com abordagem impactante, Orleane foi ouvida por cerca de 200 pessoas.



Professora, mestra e coordenadora do curso de engenharia ambiental do IFBA- Instituto Federal da Bahia em Vitória da Conquista,  trouxe  as mais diversas facetas da fibra assassina, um mineral que por ser resistente ao calor, leve e de baixo custo, permite que seja usado em mais de três mil produtos, incluindo discos de embreagens mecânicos, pastilhas e lonas de freios, como também revestimento de fornos de alta temperatura e inescrupulosamente em cosméticos.  



Não existe risco zero. Segundo René Mendes, o Relatório da Comissão das Comunidades Européias, que é de 1998, diz que: “até o momento não foi identificado qualquer limite permitido de exposição abaixo do qual a crisotila não oferece risco de carcinogênese”  disse Orleane à TV POVO.  A engenheira defende uma tese de que não adianta somente tratarmos da saúde dos enfermos atuais, pois se não cuidarmos do ambiente onde a população encontra-se inserida, continuará adoecendo a próximas gerações.





Orleane é parceira da AVICAFE - Associação das Vítimas Contaminadas pelo Amianto e Famílias Expostas, e está dedicando seu conhecimento e seu tempo para nos ajudar na  luta e combate ao amianto e seus males no nosso município.  A AVICAFE foi representada pelo sociólogo Jânio Rocha, que fez  os agradecimentos aos professores, aos diretores e em nome da Secretária  municipal de educação, Claudia Barreto,  agradeceu a toda a sua equipe de colaboradores .


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium