Sábado, 19 de setembro de 2020
11961087400
Cultura

14/09/2019 às 08h36 - atualizada em 14/09/2019 às 14h07

1.392

INÁCIO TEIXEIRA

Poções / BA

Lançamento de Memórias de um Quilombo Vivo
Foi lançado ontem em Poções, o documentário Memorias de um Quilombo Vivo, do cineasta e documentarista Rogério Sagui, que conta a história dos
Lançamento de Memórias de um Quilombo Vivo
Anelito (Nelitão) quilombola da lagoa de João.+ falecido

A comunidade quilombola Lagoa do João está localizada na zona rural do município Poções - BA, e faz parte do grupo dos municípios do território de identidade do Sudoeste Baiano, com cerca de 100 famílias e oitava geração, desde que um Negro chamado João se refugiou ás margens de uma Lagoa ali existente. 


Com economia pobre, ­­­­ a população vivia da cultura da mandioca, com uma forma artesanal de fazer a farinha - seu principal produto- e extrair pó da palha do côco Licuri, uma palmeira que produz uma castanha rica em óleo e fibras. Dalí, saia a paçoca com a mistura da farinha de mandioca.



A comunidade esteve presente em peso na noite de ontem (13) no auditório da Filarmônica 26 de Junho, em Poções, para assistirem à exibição do documentário “Memórias de um Quilombo Vivo", do cineasta Rogério Sagui, um nativo garoto com olhos e pensamentos poéticos na busca de emoção e essência da alma de cada personagem. Foi com esse trabalho, que a comunidade formada por descendentes de pessoas escravizadas foi imortalizada e poderá ser estudada e compreendida pelas próximas gerações.



FO cineasta relatou que ao todo foram 12 meses de idas e vindas na comunidade Quilombola da Lagoa de João, e que hoje,  os aplausos tomaram os ouvidos e foi a principal trilha sonora da apresentação. 


 


Chamado de Gilberto Gil do cinema por Zé Dumont, de Akira Kurosawa por Elba Ramalho, eu o vejo como o Spike Lee da Caatinga, por seus trabalhos e temas de suas fitas.


Na foto, Sagui -como é chamado carinhosamente por todos- recebe Mãe Maura, líder religiosa do Quilombo da Lagoa do João.


Clique no link abaixo e veja as fotos  da festa


http://www.tvpovo.com.br/site/galeria/110/lanamento-do-documentrio-memrias--de-um-quilombo-vivo  

FONTE: Inácio Teixeira

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

1 comentários

Carmen

  ·  Poções Bahia Muito bom amei!!!❤️???? Em 14/09/2019 ás 10h17
Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium