Quinta, 09 de dezembro de 2021
11961087400
Saúde

25/09/2021 às 11h10 - atualizada em 25/09/2021 às 12h14

323

INÁCIO TEIXEIRA

Poções / BA

O NRS e CEREST capacitam profissionais da saúde de Poções
Foi uma capacitação para o atendimento aos ex - trabalhadores da SAMA e expostos ao amianto.
O NRS e CEREST capacitam profissionais da saúde de Poções
Capacitação em Poções

 Aconteceu em Poções, no último dia 21 a capacitação para os profissionais de saúde do município, com o objetivo de orientar e discutir o fluxo de acompanhamento e as ações de vigilância e atenção à saúde dos expostos ao amianto na região, realizada pelos técnicos do Núcleo Regional de Saúde Sudoeste e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Vitória da Conquista. A capacitação foi feita por Jamilly Gusmão, Alberto Ferreira e Jorge Duarte do CEREST e Carla Almeida do Núcleo Regional de Saúde.


“Com o início da pandemia de Covid-19, as avaliações de rotina foram suspensas e esse evento foi importante para alinhar a retomada das ações e discutir estratégias para enfrentamento das dificuldades. Em outro momento, também serão capacitados os profissionais de saúde dos municípios de Bom Jesus da Serra e Caetanos” disse Carla almeida do NRS.


 



Jânio Rocha  representando a AVICAFE A AVICAFE foi representada por Jânio Rocha, que de forma emocional relembrou o inicio da nossa luta contra o amianto, falou da militância, dos benefícios conseguidos e dos parceiros como UFBA, UESB, IFBA, MPT e MPF, com a ABREA nacional, FIOCRUZ e FUNDACENTRO.  Jânio fez sua explanação num contexto que buscou mostrar aos presentes a importância desse trabalho, dizer que a luta rompeu fronteiras e hoje vários países de diversos continentes se prontificam a colaborar cientificamente com treinamento para profissionais da área de saúde, e com a militância no combate a extração e comercialização do amianto, esse mortífero mineral.


É importante que toda a população convocada compareça para a realização das consultas e exames necessários. Reforçamos que mesmo que não apresentem sintomas, todos os ex - trabalhadores da SAMA, aqui da Mina São Félix em Bom Jesus da Serra, seus familiares e expostos ao amianto sejam avaliados.


Informamos que a FIOCRUZ está realizando uma pesquisa sobre a ocorrência de Covid-19 nos ex-trabalhadores e será feita através ligação telefônica, com a importância para dar visibilidade aos problemas que acometem a nossa população 

FONTE: NRS/IT

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium